31 de março de 2011

Adjetivo: conceito

O adjetivo é, em linhas gerais, a palavra que qualifica o nome. É um modificador do nome. No adjetivo está expresso, quase sempre, um juízo de valor, ainda que certos adjetivos sejam inerentes a determinados nomes. Enfim, para todo adjetivo existe um substantivo que o comanda, daí a ideia de concordância. Por isso, estudar concordância nominal isoladamente sem conhecer de antemão o conceito e funcionamento de um adjetivo é percorrer o caminho inverso à compreensão. No poema abaixo de Oswald de Andrade, o substantivo "coqueiros" rege e comanda os adjetivos "altos" e "baixos" que aparecem nos dois últimos versos do poema:

By Denise Mayumi from Commons
Ao longo da linha - Oswald de Andrade


Coqueiros
Aos dois
Aos três
Aos grupos
Altos
Baixos


Os adjetivos podem acompanhar o gênero do substantivo como em árvore alta ou em árvore baixa, mas podem também não acompanhar o gênero como em árvore verde, esses adjetivos são comuns aos dois gêneros: mata verde, olhos verdes. Uma árvore é um bom exemplo para adjetivos, pois a árvore alta possui frutos bons e maduros dos quais se podem extrair pequenas sementes, árvore cujas raízes profundas não podem ser vistas da superfície. O adjetivo sempre qualifica o nome, seja árvore, semente ou raiz.

Além disso, o adjetivo pode vir também antes do substantivo ou distanciado dele como no poema de Oswald de Andrade. Geralmente, quando o adjetivo vem antes, é para dar um realce ou um tom poético como no contraste entre homem velho e velho homem: homem velho com o adjetivo posposto é denotativo e velho homem parece ser conotativo ou simbólico. Todavia, isso nem sempre é assim, pois velho mundo e novo mundo se referem especificamente àquilo que é antigo ou àquilo que é novo.

Alguns adjetivos se originam de verbos, são os particípios. Exemplo: tenho escrito muitas cartas. Rearranjando isso temos: tenho muitas cartas escritas. Nesse segundo exemplo, a palavra escritas é um adjetivo referente a cartas, concordando com ela; já no primeiro exemplo escrito faz parte da perífrase verbal ou da locução verbal. Veja exemplos de adjetivos vindos de verbos: amado, estragado, batido, conquistado, arrumado, cozido, casado, deitado, caído, vencido, acordado etc. 

Existem tipos diferenciados de adjetivos, temos as cores, os adjetivos pátrios, os adjetivos compostos e aqueles que variam em grau. Em outra postagem vou comentar a respeito dos compostos e dos variantes em grau, aqui vale ressaltar as cores e os pátrios. Isso porque muitas vezes os adjetivos referentes às cores e à proveniência se tornam substantivos. Aliás, para substantivar um adjetivo ou um verbo em infinitivo basta antepor a estes um artigo: o velho, o azul, o cearense, o tocantinense, o vermelho, os reds etc. No caso das cores e dos adjetivos pátrios, isso ocorre com mais frequência: os brasileiros habitam um lindo país. Neste exemplo, a palavra brasileiros é um substantivo e não um adjetivo como a seguir: o povo brasileiro habita um lindo país.  Observe também o juízo de valor expresso pelo adjetivo lindo, pois, como havia sugerido antes, o adjetivo carrega sentidos políticos.

Enfim, os adjetivos ou os qualificadores são subordinados aos nomes, aos substantivos, dando-lhes sentidos específicos e os distinguindo. Na verdade, o termo técnico para isso é: delimitador de sentido. 

Exemplo: gosto de um telejornal que passa em um canal fechado.
Exemplo com a delimitação de sentido: gosto de um telejornal português que passa em um canal fechado.

Não se trata mais de um telejornal qualquer, mas de um telejornal português, aqui há uma restrição, uma delimitação de sentido.

No mais, qualifiquem tudo a sua volta: o céu azul, a rua movimentada, o peixe cru, a mesa farta e as crianças felizes. Mas se você disser que o peixe está delicioso saiba que isso é um julgamento seu ou uma opinião própria. Posteriormente também vou comentar a respeito dos adjetivos que são ligados por verbos, os predicativos do sujeito. Até mais.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir