2 de setembro de 2011

Função Referencial

Possui uma função predominantemente referencial aqueles textos cuja mensagem está centralizada no conteúdo, textos cuja função é falar sobre um objeto, um conceito, um fato, uma informação, um acontecimento. Em geral, por estar focalizado nesse objeto, sua linguagem além de ser denotativa fica na terceira pessoa, marcando sempre uma impessoalidade, dado o seu caráter objetivo. São exemplos de textos com predominância da função referencial os textos jornalísticos, científicos, técnicos, didáticos e descritivos.

Abaixo um exemplo de texto com função referencial ou denotativa:
"Um forte terremoto de magnitude 7 devastou o Haiti às 16h53 do dia 12 de janeiro, hora local -19h53 de Brasília. O epicentro foi a poucos quilômetros da capital, Porto Príncipe." Via globo.com em janeiro de 2010

On Flickr, por mitopencourseware


A referência ou o objeto de que trata o texto acima é o terremoto no Haiti. Não há espaço para ornamentação do discurso, expressão de emoções ou para o apelo, pois a função é falar sobre o assunto, sobre o objeto, prestando informações e esclarecimentos ao leitor. Função Referencial.

3 comentários:

  1. Olá Willian Lima.Meu nome é Patricia e sou estudante de Letras.Achei o máximo a sua postagem sobre Função Referencial, pois eu estava com uma dúvida enorme sobre uma questão da prova e seu texto, muito claro e de simples compreensão me ajudou muito. Bem que você podia ser meu professor de Leitura e Produção de texto em Língua Portuguesa né? Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, fico muito feliz que tenha gostado. Abraços para você e bons estudos :-)

      Excluir
  2. agradeço a DEUS, por ter pessoas como vc que nos ajudar...

    ResponderExcluir